Compartilhar
Publicado em
9/4/24 3:55 pm

Business Decisioning como hack de growth

Conheça as soluções da CIAL e revolucione a sua gestão de dados de fornecedores
Ligamos para você
Business Decisioning como hack de growth

Crescer de forma rápida e eficiente. Qual empresa não almeja algo semelhante? O conceito de Business Decisioning é um aliado importante desse processo, com sua orientação por dados e análises, para alcançar decisões mais informadas e precisas.

Em um cenário de informações aceleradas e decisões complexas, o business decisioning se fortalece como um otimizador dos processos decisivos e redutor dos riscos.

Para os próximos anos, os CEOs das empresas têm grandes desafios a serem encarados. Por isso, se assegurar de estar tomando as decisões certas é fundamental.

Em pesquisa da McKinsey para avaliar as prioridades e ações tomadas pelos CEOs de melhor desempenho do mundo, foram identificadas três tendências que eles acreditam que terão o maior impacto sobre suas lideranças aos negócios em 2023: a ascensão da disrupção digital, o risco da inflação alta prolongada e a desaceleração da economia, além da escalada de riscos geopolíticos.

A pesquisa ainda revelou quais ações estão sendo tomadas para que possam controlar melhor a situação diante do cenário previsto. E é sobre essas iniciativas que queremos tratar, para que CEOs de diferentes nichos possam se inspirar nesse modo de Business Decisioning, que pode funcionar como um hack de growth, uma forma de trabalho que tem como premissa básica o crescimento.

Tendências de Business Decisioning

Para lidar com a ascensão da disrupção digital, os CEOs apontaram três práticas que estão sendo adotadas :

Desenvolvimento de análises avançadas

A aplicação de análises avançadas coloca as empresas em vantagem competitiva e, por isso, possui muito valor. Como exemplo, está o uso de dados de geolocalização para personalizar e direcionar o conteúdo para os seguidores. Ferramentas como o ChatGPT também despontam como impulsionadoras de análises avançadas.

Aprimoramento da segurança cibernética

Falhas e ameaças cibernéticas representam grande risco para as organizações, e altas cifras estão sendo investidas para modernizar as estruturas e ferramentas, incorporar controles de segurança e treinar funcionários para estarem vigilantes.

Automatização do trabalho

Muitas empresas já vêm apostando na automatização como forma de reduzir custos e aumentar a produtividade. Para isso, a tecnologia caminha lado a lado como impulsionadora de processos automatizados que conferem mais agilidade e ganhos para os negócios.

A incerteza econômica também é motivo de alerta para os CEOs entrevistados e decisões também estão sendo executadas para se proteger.

Veja quais são as ações diante dos riscos de inflação alta e retração econômica:

Redução de despesas operacionais

Otimização de impostos, renegociações da cadeia de suprimentos, restrições de políticas de despesas e aumento da produtividade de funcionários são algumas iniciativas, que vão além dos cortes de cargos e redução de mão de obra.

Redesenhar produtos e serviços

Com essa decisão, apoiada pelas reduções citadas acima, as empresas conseguem melhorar os produtos e serviços, com foco em atrair e fidelizar clientes. Oferecendo mais valor aos produtos, os clientes ficam mais satisfeitos e, por consequência, aumentam seus gastos.

Reavaliar premissas estratégicas e econômicas

O pensamento ágil, fundamentado na revisão sistêmica de suas estratégias faz com que as empresas se adaptem facilmente aos novos cenários, ganhando em competitividade e produtividade.

A escalada de riscos geopolíticos aponta a necessidade das empresas planejarem diferentes cenários para que possam atuar nas frentes necessárias em cada situação. Veja quais ações despontam nessa tendência:

Desenvolver recursos robustos de conformidade

É necessário aprimorar a forma de avaliação de clientes e empresas e também realizar o investimento em ferramentas que calculam o risco de suas relações. Apesar de parecer uma postura defensiva, é fundamental para se manter competitiva no mercado e não sofrer com a ingerência de terceiros.

Criar resiliência nas redes de fornecedores

As empresas têm buscado a melhora contínua de falhas identificáveis em sua cadeia de suprimentos.

Investir em recursos de monitoramento e resposta

Uma empresa que busca transformar ameaças em oportunidades nos cenários de crise, sabe que não pode ficar refém de indicadores ruins. É preciso haver alertas precoces para que haja capacidade de agir rapidamente.

Avaliar as tendências e entender como agir diante delas é o que vai garantir a competitividade de uma empresa focada em growth. Como está o processo de tomada de decisão por aí?

É importante lembrar que decisões erradas põem em risco o negócio e podem custar muito dinheiro. Então, quanto mais atitude e visão tiver, maiores são as chances de um crescimento rápido e inteligente.

A nossa base de 60 milhões de dados de empresas na América Latina, nos permite entregar a você materiais ricos e atualizados sobre o mercado

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.